4

TRILHA EM JOAQUIM EGÍDIO

Tudo começou com o café

 

História

Joaquim Egídio, distrito de Campinas-SP, surgiu devido ao café que, no século 19 começou a se expandir no interior paulista. Com o estabelecimento do Ramal Férreo Campineiro em 1889, o desenvolvimento se confirmou e por ali começaram a surgir  estradas, pontes férreas e fazendas de café que, andando pela região nos passa a sensação de ter voltado no tempo.

Nos dias de hoje

O distrito hoje em dia é muito procurado, principalmente nos finais de semana, pelos praticantes de esportes off-road.

Quadriciclos, motos de trilha, jeeps e mountain bikers são frequentadores assíduos, sem esquecer do público que vai em busca  da boa gastronomia, fazendo-se criar filas nos restaurantes da região.

Dia a dia

O cotidiano dos moradores é completamente diferente dos grandes centros, a vida demora mais para passar, o relógio parece estar mais “devagar”. Pessoas sentadas em frente de suas casas “papeando”, ruas de paralelepípedo com poucos automóveis, crianças brincando nas ruas, enfim, é uma realidade completamente diferente que, tem nos finais de semana, uma mudança radical.

Atrativos

Quem vai para Joaquim Egídio tem algumas opções de entretenimento além dos off road já citado anteriormente.

Uma opção bem interessante é o Observatório do Capricórnio: Primeiro observatório municipal do país, foi inaugurado em 1977 mas, devido ao horário de funcionamento, (domingos das 17h as 21h) muita gente vai até lá para ver a vista da região, do alto dos seus 1030mts. Mais informações: http://observatorio.campinas.sp.gov.br/observatorio.php

Uma opção rural, para voltar no tempo do café, é conhecer a Fazenda das Cabras que, construída em taipa de pilão (técnica herdada das culturas árabes e berbéres de construção que se constitui de paredes feitas de barro amassado e calcado entre taipas de madeira que, após a secagem, são retiradas) em 1883, sua sede abre suas portas para visitações pelas áreas de produção do café e um museu que abriga ferramentas e fotos da época. Além da parte histórica, existem trilhas em meio a Mata Atlântica que rodeia a bela e imponente propriedade.

Informações:  http://www.fazendadascabras.com.br/portal/

Trilhas de moto

Para nós, amantes do off road, esse é um lugar onde, nos finais de semana a concentração de trilheiros é grande, e a diversidade de caminhos agrada a todos!

Passamos o dia percorrendo as diversas trilhas e estradas da região que, em grupo com mais de 10 trilheiros, nos divertimos andando em meio a eucaliptos, subindo em pedras, single tracks em meio a vegetação nativa, longas e lisas subidas, e sempre devido ao relevo da região, com belas paisagens!

O ponto de partida é sempre em frente da Zimm-Motos! Especializado em off road e com grande conhecimento das trilhas da região, é lá que decidem qual caminho irá ser feito, e sua duração!  Pode-se seguir para a trilha da Bocaina, passar por Morungaba, Trilha do Carrapato, Trilha do Vicentão, Morro do Careca, enfim, opções e nível de dificuldade para todo tipo de gosto!

Ande sempre atento, pois devido ao grande número de praticantes de off road na região, o movimento nas estradas de terra exige cuidado.

Moto:

Com uma AJP PR4 de 240cc Enduro que vem de fábrica com freios a disco, suspenção dianteira invertida Marzocchi ajustável, 7 litros de capacidade, painel digital, dentre outros atrativos, percorremos com tranquilidade e segurança, ultrapassamos todos os obstáculos propostos nesse dia e a satisfação foi plena com essa moto. Devido ao reservatório de gasolina estar abaixo do banco, o manuseio da moto é facilitado e a potência do motor bem satisfatório para o uso proposto. Uma opção a se pensar sobre essa portuguesa que veio dividir as trilhas com as concorrentes. Conheça a respeito desse e outros modelos: http://www.ajpmotos.com.br

Quem procurar 

Para fazer as trilhas: http://zimm-motos.com.br/loja/

Onde Comer:

Bar do Marcelinho: www.bardomarcelino.com.br

Restaurante Vila Paraíso: www.restaurantevilaparaiso.com.br

Estação Marupiara: www.estacaomarupiara.com.br

↑ Back to top

Trinity Ronzella

14 anos fotografando e escrevendo para a Revista Moto Adventure Editor do Moto.com.br Freelancer na Revista Motociclismo Instrutor de Pilotagem Off Road

View all post →

4 Comments

  1. Congratulations on the content. Interesting. 488707893 8748019

  2. Excellent article. Congratulations on the information. 856230640 3453239

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*