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BMW GS TROPHY 2014 – CANADÁ

 

Uma aventura para a vida!

A partir de um convite para a classificatória do BMW GS TROPHY BRASIL 2014 (Edição 165), a Revista Moto Adventure foi classificada para acompanhar os 3 vencedores da etapa Brasil na final, que aconteceu no Canadá de 06 a 13 de Setembro de 2014. Nossa missão era a de acompanhar em 100% do trajeto do Trophy e, em  poucas provas, poder ajudar o time brazuca a tentar um bom desempenho. Foi incrível!!

Boas Vindas

No aeroporto de Calgary, a cada vôo que chegava, reconhecíamos os participantes devido as mochilas serem padronizadas e iguais para todos, bem como camisetas, bonés, e outros acessórios mais, facilitaram a identificação do grupo.

Embarcamos em uma Van tendo como destino o Rancho Kananaskis, a aproximadamente 1h do aeroporto, onde nos juntaríamos com os outros participantes, receberíamos nossas motos, e passaríamos nossa primeira noite de “aclimatação”, com apresentações, uma palestra a respeito de como agir no caso de encontrar um urso (muito comum por lá) e um jantar ao redor de uma fogueira antes de iniciar o Trophy.

Agora imaginem: nós, brazucas, temos como animais selvagens, dos mais ferozes, a onça, todos moramos em cidade e é raro avistarmos uma. No caso do evento, estávamos em uma área afastada dos grandes centros, uma propriedade rural e assistimos a palestra do urso com fotos e vídeos deles, se “divertindo” abrindo portas de carro como se fossem papelão, entrando em casas, subindo em árvore, nadando e correndo. Nós, estávamos com as barracas já montadas, imagine! Mas, para nossa tranquilidade, todos recebemos um equipamento de segurança para usarmos no caso de encontrarmos tal animal, que ainda reforçaram, deixem em local de fácil acesso!! Um spray de pimenta!! (fiz automaticamente a associação com o Sazon! É para realçar o sabor da carne!!)

A equipe Brasil era formada por Álvaro Luíz Scheffer, Cássio de Oliveira Kossatz, Carlos Eduardo Prates Sachs e como representante da imprensa, Trinity Ronzella da Moto Adventure (eu).

Para Entender

O 4˚ BMW GS TROPHY reuniu para 7 dias de provas e aproximadamente 2300km: 48 competidores de 19 países, 16 jornalistas,  8 Marshall. A cada dia, das 16 equipes, duas se juntavam com um Marshall, que era o líder e guia do grupo. Ele que mostrava o caminho e, durante o percurso, parava para executar os “Special Test” (20 no total), onde estaríamos competindo realmente, pois, até chegar a esses locais, era apenas deslocamento. Eles davam algumas regras do posicionamento das motos nos deslocamento em terrenos on e off road, para manter a segurança do grupo. Pilotos extremamente habilidosos e experientes, os Marshall estavam todos de GS 1200R ADVENTURE.

Um detalhe que foi muito falado pela organização: “is not a race”. Tinha um adesivo em todas as motos bem na nossa frente com esses dizeres para fortalecer essa postura, que o Trophy não é uma corrida, e assim evitar que os participantes fiquem fazendo “pegas” pelas estradas de terra e aumentando os riscos de acidentes. O desafio do Trophy é fazermos o melhor, o nosso máximo, a competição é com seus limites!

Todo dia

Com o despertar bem cedo para desarmar barracas, carregar caminhão com as bolsas, tomar café, e estar pronto para o briefing, as 5:30 da manhã já se ouvia zíper de barraca abrindo, gente conversando, barracas sendo dobradas, enfim, depois das 6 da manhã, praticamente ninguém dormia mais. O primeiro desafio era o de sair de dentro do saco de dormir com uma temperatura externa de 3˚C!

Outra coisa que tivemos que nos acostumar foi com a comida! Acordar e já mandar um hamburguer, ovo frito, bacon, batata, café “aguado”, pão coberto com uma calda doce, dentre outras coisas mais, criou uma certa espectativa quanto ao resultado disso tudo! Mas, tudo faz parte! É o BMW GS TROPHY 2014, todos que estavam aqui sonharam por esse momento!! Siga abaixo um diário “resumido” do que foram esses dias todos!

As distâncias dos trechos são as que marcavam meu odômetro, o real de quanto rodamos  em cada dia.

 

1˚ Dia – 430km

Exshaw (Kananaskis Guest Ranch)  para Golden (Golden) Eco Adventure Ranch

Após abrir os olhos e fazer um check rápido se todas as partes do corpo estavam em ordem, e que não havia nenhum urso na barraca, começamos os preparativos.

Nossas motos marcavam 3, 4, 5 km rodados no odômetro, eram zero e todas equipadas com acessórios TOURATECH, começávamos a acordar e o sonho não havia acabado! Depois de tudo pronto e café da manhã tomado (mais parecia um almoço), demos a partida e saímos para o primeiro dia seguindo o Marshall Clinton, juntamente com o time da Africa do Sul (Stephan, Françoais, Jaco e Ruan) !

O ritmo começou tranquilo e o dia lindo! Passamos por belos lugares e com paisagens incríveis do Glacier National Park até chegarmos a nosso primeiro teste: “Ponte Quebrada”

Nesse teste, a equipe teria que passar as quatro motos ligadas, uma a uma, mas todos empurrando, por dentro de um riacho cheio de pedras e subir a estrada com muita lama, para parar a moto uns 30 mts acima, no menor tempo possível! Tirando o peso da moto, a água gelada até a canela, as dezenas de pedras e a subida cheia de lama, foi fácil! Terminamos muito cansados devido a tamanho esforço empregado nessa atividade!  Mas valeu! Com as botas encharcadas seguimos adiante, apreciando as belas paisagens que surgiam a cada curva para, depois de aproximadamente 430km e 9:30hs, chegarmos a nosso novo acampamento (Golden Eco Adventure Ranch) e o segundo teste do dia: Com a moto em movimento, tínhamos que tirar uma bola do balde, fazer um circuito “8” e colocar a bola dentro do balde novamente com a mão esquerda, sendo que na volta, o balde estaria do lado direito e não poderíamos colocar os pés no chão. Terminado esse exercício estaríamos liberados para banho, jantar e descansar. Somamos 13 pontos nesse dia, nos colocando em 11˚ lugar.

Um agradecimento ao Jon, que nos ajudou na primeira prova, pois estávamos com um integrante a menos, que chegou no final do dia.

 

2˚ Dia – 350km

Golden (Golden Eco Adventure Ranch) para Nakusp 

Depois de chover a noite toda, quando fomos desmontar barracas a chuva deu uma trégua, para voltar quando estávamos rodando com as motos. Isso fez com que a temperatura, que já era fria, ficasse pior! Nosso aquecimento, junto com o time da Italia(Ugo, Luca, Alessandro e Nicola) e o Marshall Briant, foram aproximadamente 50km de estradas com barro e muito lisa! Seguimos por asfalto e novamente por terra com belas vista do Arrow Lake e seus arredores, nos animando um pouco mais com o final da chuva! O primeiro teste do dia foi, em meio a uma área cheia de troncos, mato, riacho e muito sobe/desce, portando o GPS que toda moto de imprensa tinha, encontrar algumas coordenadas marcadas em tábuas pelo caminho. Cada tábua, nos informava outra coordenada, até chegar ao ponto de partida! Tínhamos 30 minutos para fazer o percurso. Várias escorregadas depois e bem cansados, chegamos ao final, dentro do tempo! É muito difícil correr com essas roupas por um terreno tão acidentado e cheio de obstáculos naturais!

Detalhe, depois da prova, lembramos do urso, do spray de pimenta e ficamos imaginando encontra um exemplar no meio dessa prova….

Seguimos por mais estradas de terra e cruzamos de balsa o Arrow Lake, para depois enfrentarmos uma sessão de trilhas (Single Tracks) que tanto esperávamos. Ao sairmos das trilhas estavam todos muito animados!!  Seguimos até a arena de Hockey no gelo de Nakusp debaixo de chuva e, por sorte aqui seria nossa hospedagem de hoje, sem antes enfrentarmos nosso próximo desafio! Um jogo de hóquei sem gelo! Com tacos e uma bola pequena, tínhamos os 4 que disputar um campeonato com as outras equipes! Parece que não, mas é muito cansativo após mais de 10 horas de moto e 350km rodados! Após os jogos, finalmente um banho quente e o jantar!  Terminamos o dia com 30 pontos e o 10˚ lugar.

Obs: andamos o dia inteiro segurando essas obras primas alemãs com mais de 200kg em estradas de terra, barro, pedra, asfalto, lógicamente o desgaste físico é grande. Chegamos todos no fim do dia famintos e cansados! Hoje tinha no jantar carne, frango, lasanha de beringela e mais salada. Detalhe: só podíamos pegar um dos 3 + salada.  Muita gente entrou na fila de novo para completar o “tanque” e muitos, receberam um “No! Just One” de uma Sra. quando pediam lasanha e frango por exemplo na primeira vez…. muitos dormiram com uma sensação de “vazio” interior…

 

3˚ Dia – 370km

Nakusp para Christina Lake 

 Com uma previsão de aproximadamente 370km pela frente, não imaginávamos que só chegaríamos ao próximo acampamento quase 11 hs depois! Mas, com um dia bonito e começando cedo, não poderia ser diferente, foi show! Junto com os Franceses (Jean, Bruno, Quentin e Vincent) e tendo como Marshall Wolfgang, rodamos 190km de terra!!

Depois de rodar aproximadamente 50km, o primeiro teste do dia: Percorrer 2km rebocando outra moto com fita, presa nas pedaleiras! O terreno tinha um pouco de tudo, terra, areia, pedra, valetas, enfim, bem a cara do Trophy! Os mais rápidos marcam mais pontos então, o Álvaro e o Cássio partiram para os 2km mais alucinantes que já vi! Creio que iriam bater o recorde da galáxia mas, faltando 10 metros…chão! Uma pena! Mas eles fizeram bonito! O Marshall estava sofrendo para acompanhar! Seguimos adiante, por sorte, com belíssimas paisagens para tirar o percalço da memória. Percorremos uma estrada linda com visuais incríveis por vários quilômetros e chegamos ao segundo desafio do dia: cruzar um rio com fundo de pedras, água fria e correntoso com um competidor em cima da moto e os outros dois 100% do tempo em contato com a moto: Atravessa o rio, retorna e volta no menor tempo! Teve competidor que chegou arrastado por não poder soltar a moto!! Fantástico!!

Após esse teste seguimos por mais estradas de terra com muitas pedras e poeira!! Muita poeira!! Já próximo do final do dia chegamos ao último teste, as margens do belíssimo Cristina Lake! O teste era mais simples: com Stand Up Padle (SUP), 3 participantes teriam que remar até uma bóia e voltar a praia no menor tempo possível. Essa água não era tão fria para a alegria de todos! Ao término seguimos para nosso local de camping e posteriormente, para o jantar. A cidade de Cristina Lake nos recebeu muitíssimo bem! Um excelente jantar, sem limitações de comida e ótima música ao vivo, tocada por uma família local.  Todos saíram renovados e de “tanque cheio”!

Nossa posição: 12˚ lugar

 

4˚ Dia – 230km

Christina Lake para Balfour (Kootenay Lakeview Lodge)

Esse foi um dia mais Light em termos de distância, 230km. Devido a isso, nossa saída foi “tarde”….as 8hs com o Marshall Jan Du Toit e a equipe da México (Leo, Diego, Uriel e Javier). Após um tradicional café da manhã Canadense! O dia prometia e começamos com um roteiro chamado Columbia and Western Railway Track. Com 75km de off road, esse roteiro faz a ligação de Cristina Lake com Castlegar, por altas montanhas e com uma linda vista . Nesse trecho dois incidentes: uma moto da equipe do Japão escorregou na estrada e parou na vegetação. Um integrante do time ficou sinalizando para quem vinha atrás parar mas, um deles, travou o freio e escorregou também, despencando uns 5 metros com moto e tudo sobre pedras! Um mutirão rapidamente resgatou moto e piloto. Os dois, com poucos danos, continuaram a prova!

O primeiro teste do dia: Pionneer Bridge! Os 3 integrantes deveriam, empurrando a moto desligada, desviar da ponte e seguir por uma trilha de pedras que, no início descia e depois subia até o outro lado da ponte. Nesse trajeto de aproximadamente 70mts, do lado esquerdo era uma pequeno precipício. O objetivo era fazer no menor tempo possível!

Continuando a trilha por mais 45km, passamos por vários túneis, pontes e paisagens incríveis do Lower Arrow Lake! Ao final, uma parada para o lanche do dia, que sempre pegávamos antes de sair.

Depois do lanche uma longa trilha estreita, em meio a vegetação e pedras, exigiram bastante física e técnicamente, mas, ao final, a vontade era de descer e fazer tudo novamente!! Seguimos para a cidade de Nelson e, na praia da represa Nelson no centro da cidade, nossas próximas atividades, tipicamente canadenses!

1- Rolar um tronco

2- Em duas pessoas, serrar um tronco

3- Arremessar machadinha no alvo

Foi muito divertido e exigiu muito fisicamente, menos arremessar a machadinha! Muitas pessoas da cidade se reuniram para assistir pessoas de vários cantos do mundo executar atividades “simples” para os locais! Várias machadinhas foram parar dentro d’água!!

Depois seguimos para o Kootenay Lake View Lodge para preparar nosso acampamento, tomar banho e jantar!

Terminamos o dia no mesmo 12˚ lugar, empatados com o time Latin America.

 

5˚ Dia – 200km 

Balfour (Kootenay Lake View Lodge Loop)

A nossa melhor notícia foi que não precisaríamos desmontar e montar barracas pois, faríamos uma volta de aproximadamente 200km  e dormiríamos no mesmo local! Ao chegar nas motos a surpresa, uma pequena camada de gelo sobre o banco e 3˚C marcando o termômetro! O Cássio disse o seguinte: “ Lá em Ponta Grossa-PR, quando está 10˚C não dá vontade nem de sair de casa, aqui está 3˚C e estou feliz de ir andar de moto!”

Partimos com o Marshall Rick e a equipe Russa (Pavel, Wladimir, Sergey e Roma) por estradas de terra e, em pouco tempo já tínhamos o primeiro Special Test com o termômetro marcando -2˚C!!

Uma subida estreita com muita pedra solta e uma curva em “cotovelo”, totalizando uns 200mts. Todos os 4 deveriam subir o mais rápido possível. Foi tranquilo e ficamos em 3˚ lugar nessa prova!

Seguimos adiante na espectativa de uma tal subida em zigue-zague que nos informaram ser dura.

Eram 28 zigue-zagues no total com curvas subindo, bem fechadas e muitas pedras, que exigiram muito dos participantes! O físico bem condicionado fez diferença nessas horas!! Depois de subir e descer o tempo todo firme chegamos ao asfalto e, para nossa surpresa, a próxima parada foi em Ainsworth Hot Springs Resort, para 30 minutos de banhos em águas quentes! Um prêmio para todos antes de voltar ao camping, menos para as pessoas que guardavam nossas roupas com 5 dias de uso intenso…

Quando chegamos ao camping, o último teste estava pronto! Eram 5 atividades:

1- colocar a roda dianteira da moto o mais rápido possível

2- slalon sem colocar o pé no chão

3- descer um barranco e virar a direita sem colocar o pé no chão

4- percorrer 20 metros o mais rápido possível e parar com a roda dianteira em uma área demarcada

5- passar a moto desligada sobre um tronco

Acho que a água quente relaxou demais e não fomos bem nesses testes, o que nos levou a, depois do jantar, vermos nossa colocação ir para 13˚.

Obs: O jantar era hamburger com alface, tomate e milho. Depois de dizerem os resultados, alguns que não haviam comido voltaram para comer e, para surpresa, havia acabado. Só sobrou milho! A explicação é que muitos comeram mais de uma vez…superando a espectativa! Meia hora depois apareceram pizzas para a alegria dos trabalhadores!!

 

6˚ Dia – 400km 

Balfour (Kootenay Lake View Lodge) para  Fort Steele.

400 km pela frente nos esperavam em um longo dia na companhia dos amigos argentinos (German, Ezequiel, Julian e Gato Barberi), liderados por Charles Gref, um metódico Marshall!

Durante o dia, 3 Special Test criado pelo Tomm Wolf, para exigir um pouco de tudo dos compeditores! O primeiro deles, depois de 10km de terra era  a “Stone Wall”. Uma Pilha de pedras para ser transposta por 3 motos e 3 participantes, com a moto ligada e todos empurrando. Leva a melhor quem passar as 3 motos mais rápido!

Um detalhe: na travessia dos amigos argentinos, a moto patinou e mandou uma “big” pedra nas partes “baixas” do Julian, deixando ele caído por alguns minutos e a prova parada!

Com o Julian recuperado, seguimos adiante por mais estradas, visuais e poeira, muita poeira!

Chegamos ao próximo teste: Uma trilha curta demarcada em meio a areia, pedra, vegetação, subida e curvas teria que ser percorrida o mais rápido possível pelas 3 motos. Fomos o primeiro grupo a chegar nessa atividade e a equipe argentina foi primeiro. Em seguida os brazucas se deram bem e fizeram bonito!

A terceira e última prova do dia era um teste semelhante ao do dia anterior de arrancar e parar a roda dianteira dentro de um espaço marcado, só que na terra! Valeria o melhor tempo dentre os 4. Após esse último teste, seguimos para o próximo local de acampamento e fomos os primeiros a chegar! Como é bom poder escolher o lugar da barraca, tomar banho tranquilamente e estar pronto para trabalhar cedo! Após o jantar houve uma apresentação de dança indígena da região, video do dia e resultados!

Nosso desempenho foi bom e subimos duas posições: 11˚, empatados com a Alemanha!

 

7˚ e último dia, 350km

Fort Steele para Exshaw (Kananaskis Guest Ranch)

O último dia começou com um gostinho diferente. O mesmo frio mas, o fato de ser a última vez que passaríamos o dia com as motos fazendo o que mais gostamos dava uma pontinha de tristeza. Mais um motivo para aproveitarmos ao máximo o que viria pela frente, mesmo que a primeira coisa seria o frio! As barracas, bancos das motos e óculos que ficaram no tempo amanheceram congelados!!

Depois de tudo guardado e com o café da manhã tomado, fomos a primeira atividade do dia, ali mesmo no camping! Os três tinham que puxar um calhambeque com o integrante da imprensa dirigindo por uma distância de aproximadamente 50mts em um pequeno e suave aclive! Foi divertido!!

Após o teste seguimos junto com a equipe da Korea (Jae, Jung, Duk e Choi) e nosso Marshall foi o Claude. Achávamos que os Koreanos seriam mais fechados mas, com o desenrolar do dia, se mostraram super animados e bons parceiros!

Rodamos por todo tipo de terreno novamente, várias poças d’água, meio a bosques, pedras até chegarmos ao segundo teste do dia: Em terra, seguir acelerando por uns 50mts e retornar o mais rápido possível. Essa volta era bem estreita para ser feita, o que nos custou algum tempo, prejudicando nossa performance.

Seguimos por mais estradas  divertidas, trilhas e cenários lindos até a entrada de Banff, onde uma fila de carro se formou esperando o trem passar. Ao nosso lado, na vegetação do acostamento, havia neve acumulada de 3 dias! Não demorou muito e uma guerra de neve começou entre Brasil e Korea!  Todos carros olhando a nossa diversão! Homens barbados voltando a ser criança!! Incrível!

Seguimos até um local para tomar algo quente em Banff e em seguida nos dirigimos para estrada novamente, tendo como destino onde tudo começou!

Quando chegamos a última prova nos aguardava: uma pista de slalon dificílima que, a princípio nos animou, mas, ao final….jogou nossa classificação para o penúlitmo lugar!

Até pilotar sem enxergar era preciso!

Só nos restava então armar a barraca pela última vez e seguir para o jantar e encerramento! Ao final, a confraternização foi geral! Assinaturas nas bandeiras, troca de contatos, enfim, uma nova rede de amizades se formava! Talvez nunca mais encontremos  os outros participantes mas, certamente nunca esqueceremos esses dias que passamos aqui!

Em tempo: O urso ficou só no aviso, andamos bastante, por lugares que tive a certeza de estar sendo observado de longe e apenas um pequeno grupo teve a “sorte” de avistá-lo. O spray de pimenta vou intacto, e nós também!!

 

Próximo BMW GS TROPHY Daqui a 2 anos provavelmente acontecerá outra seletiva no Brasil para definir os 4 felizardos que irão para o Trophy 2016. Se você se interessa, pratique! Use sua moto para o que ela foi feita, se aperfeiçoe, ande em estradas de terra, mantenha um bom condicionamento físico e fique atento, pois as vagas são limitadíssimas! Apesar de são ser uma corrida, tem que se dar ao máximo, pois as competições exigem essa postura, o passeio tem que acabar na hora que chegam os testes. Nessa hora tem que ser 100% competitivo, extrair força de onde não tem e estar junto da equipe, como equipe!

Obrigado a BMW Brasil pela oportunidade, Touratech, Marmot, Metzeler por apoiar um evento dessa grandiosidade, a Revista Moto Adventure pelo apoio e a minha família pela compreensão e torcida nesses dias fora.

 

O vídeo da equipe brazuca no Trophy, para se ter uma idéia do que é esse evento, pode ser assistido no:

facebook: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=719482868137014&id=546371918781444

youtube: http://youtu.be/s44ddMWFUyQ

 

 

 

 

 

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Trinity Ronzella

14 anos fotografando e escrevendo para a Revista Moto Adventure Editor do Moto.com.br Freelancer na Revista Motociclismo Instrutor de Pilotagem Off Road

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2 Comments

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