Serra da Paulista/Serra do Deus Me Livre

Se não conhece, se programe e vá conhecer!

Existem inúmeros lugares espalhados por esse país que são pouco conhecidos e divulgados, esse é um deles!

Situado na divisa de SP/MG, esse roteiro foi especialmente preparado para quem busca estradas com pouco movimento, belas paisagens, muitas curvas e boa comida!

Um ponto estratégico para se iniciar pode ser na cidade de Mogi Mirim, pois o roteiro completo a partir dessa cidade vai dar aproximadamente 180km, ida e volta por estradas diferentes. É só uma sugestão para fazer o passeio mais tranquilo e menos distante.

A idéia é conciliar o passeio com o almoço no meio da Serra, comendo um joelho de porco especial!! Por isso esse cronograma, é só uma dica!

Aproveitando, esse roteiro é 100% asfaltado e pode-se levar garupa sem problemas, é uma ótima oportunidade para um “passeio família”!

Vamos ao passeio

Se chegou com tempo no hotel, vale a pena dar um passeio pela cidade de Mogi Mirim/Mogi Guaçu. Se informe para percorrer a Estrada da Cachoeira, uma estrada curta que liga uma cidade a outra e tem bons restaurantes, especializados em peixe. Vale também conhecer a ponte de ferro em Mogi Guaçu, construída inicialmente para servir a Compania Mogiana de Estrada de Ferro (1875) e hoje, incorporada ao sistema viário urbano da cidade. No mais é relaxar para começar o dia seguinte inteiro!

Vamos ao roteiro…

Saindo após o café da manhã, com calma, e curtindo as estrada, o horário vai dar certo para o almoço.

Primeiramente siga pela SP-340 no sentido de Casa Branca mas, na cidade de Mogi Guaçu já irá deixar essa rodovia  e em seguida, siga no sentido para Espírito Santo do Pinhal e Andradas, pela SP-342. Cuidado com os radares, a velocidade muda nesse trecho! Uma estrada dupla, muito bem conservada com belas paisagens.

Em Espírito Santo do Pinhal, fundada em 1849, vale dar uma entrada para conhecer um pouco da cidade, que foi muito importante graças ao café, implantado em 1849 na região. Devido a isso, criou-se um roteiro turístico batizado como: “Nos Passos do Café”, que conta a história do café na cidade vista através de seu patrimônio histórico. Conta com 26 pontos de visitação, incluindo o “Theatro Avenida”, que externamente não passa o que é por dentro.

Saindo de “Pinhal”  para Andradas, é só rodar por pista dupla até Santo Antonio do Jardim,  13 km mais a frente. Na rotatória, siga placa para  São João da Boa Vista, só pista simples agora por mais 23km até a cidade. Uma estrada tranquila e convida a andar devagar, apreciando o entorno.

Chegando na civilização, se informe para seguir no sentido Águas da Prata, as placas não ajudam muito nesse trecho…

A partir da estrada, serão 22km passando por Águas da Prata (cuidado para não atrapalhar o almoço com os bolos de milho, curau e pamonha!!) e subindo a serra da Mantiqueira até a rotatória onde indicará, antes da divisa de estado, São Roque a esquerda. Nesse local dá para ver o portal (abandonado) da cidade de Poços de Caldas, mas resista! Entre a esquerda com cuidado.

A estrada ficou simples de novo e  cheia de curvas, nem um trecho plano…mas ainda tem uma entrada que não pode passar reto!!

Fique atento: Na chegada de São Roque, ainda na rodovia, após a primeira lombada entre a esquerda com cuidado, passe em frente a igreja, vire a terceira a esquerda e siga….agora é só curtir a estrada e o visual! Você está na Serra da Paulista!

Nesse trecho, bem sinuoso por sinal, as paisagens são incríveis!! A idéia é ir tranquilo, passeando e apreciando cada metro!

Lendas da região

Dizem os historiógrafos que esta é uma das estradas mais antigas da cidade, que serviu inclusive para contrabando de ouro vindo das  Minas Gerais com destino ao litoral, séculos atrás.

O nome, Serra da Paulista, vem do fato de, a muito tempo atrás, morar uma paulista muito bonita que virou referência e, os mineiros ao chegarem próximo costumavam dizer: “Estamos na Serra da Paulista”.

Atrativos

A estrada é toda sinuosa e nada plana, por isso, vá tranquilo aproveitando o visual que surge após cada curva!

Não é difícil de encontrar um pessoal, digamos assim, mais “adrenado” descendo a serra em carrinhos de rolimã!! Chega a dar vontade!!!

Se tiver tempo e quiser tomar um banho de cachoeira, a Cachoeira do Mirante é aberta a visitação. Não está bem estruturada mas, um banho de cachoeira antes do almoço é muito bom!! Tem uma pequena trilha até os pontos de banho. Leve roupa apropriada e divirta-se!

A próxima parada é para o almoço, saindo da cachoeira a direita, mais alguns metros a frente estará, a esquerda,  o Bar e Restaurante Serra da Paulista. O prato típico do local é o joelho de porco, mas tem outras opções! O local está ficando famoso na região e sempre tem movimento nos finais de semana.

É hora de sentar, saborear um ótimo almoço e relaxar, para depois seguir de volta para casa!

A volta a partir do restaurante não é difícil. Continue descendo a serra, que o levará até a rua David de Carvalho, já em São João da Boa Vista. Ao final dela, entre a direita e, na rotatória siga a esquerda do posto, indicações para Casa Branca. O final dela é na Rodovia SP-344 que, a direita vai para Vargem Grande do Sul e Casa Branca e, a esquerda, sentido Aguaí, Campinas, São Paulo…

Fique ligado!

Durante todo o roteiro existem radares, mas, na subida de serra de Águas da Prata, a velocidade é reduzida e ao mesmo tempo, as curvas, convidativas! Se controle!!

Em Espirito Santo do Pinhal, vale a pena entrar e dar uma volta pelo centro, mesmo que rápido, parte da história do café no Brasil, foi escrita nessa cidade.

Águas da Prata é uma tentação….A Fonte Vilela, na entrada/saída da cidade  merece uma visita. Os Macacos-Prego fazem a festa do local e dá para levar umas delícias de milho para casa!

Se pensar em tomar um banho de cachoeira, leve uma troca de roupa mais “leve” para a caminhada até a cachoeira, assim ajuda a abrir o apetite!

A moto

Fizemos esse roteiro com a divertidíssima Ducati Hyperstrada!  Essa motocicleta manteve a esportividade da Hypermotard porém, com alguns detalhes voltados para o Touring! A combinação ficou ótima! A bolha mais alta e bolsas laterais fazem muita diferença!! Rodamos aproximadamente 600 km com essa moto por estradas variadas e além de respostas rápidas, passa muita segurança nas curvas! Realmente uma opção bem interessante para quem quer uma moto versátil cidade/estrada.

Onde dormir:

Mogi Mirim: Portal Hotel, Rua Antonio Rossi, 380 – http://portalhotelmogimirim.com.br

Está as margens da rodovia, logo após passar a entrada da cidade.

Onde comer:

Mogi Guaçu: Restaurante do Amadeu, especializado em peixe, fica as margens do rio Mogi Guaçu, antes da ponte, na Rodovia SP-340

Mogi Mirim: Restaurante Beira Rio – Rodovia Deputado Miguel Martini, 271 – Cachoeira de Cima, Mogi Mirim

↑ Back to top

Trinity Ronzella

14 anos fotografando e escrevendo para a Revista Moto Adventure Editor do Moto.com.br Freelancer na Revista Motociclismo Instrutor de Pilotagem Off Road

View all post →

Comments

Be the first to post a comment.