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Fomos conhecer uma parte desse lugar fantástico

A Serra da Canastra

No sudoeste de Minas Gerais, cercado por escarpas, o maciço rochoso impressiona e atrai milhares de turistas de todos os cantos do Brasil. Tendo a cachoeira Casca D’Anta como cartão postal e a nascente do Rio São Francisco, já seria o suficiente para receber inúmeras visitas, mas, a região tem muito mais! A fauna conta com tamanduás bandeira, lobos guará, veados campeiro dentre outros animais silvestres já ameaçados de extinção. A vegetação em sua maioria são campos de altitude, cerrado e mata ciliar na parte mais baixa, e, acima dos 1200mts, vegetações rupestres como arnica e canela de ema entre outras.

O Parque Nacional

Com uma área de mais de 71 mil hectares e um perímetro de 173km, abrange vários municípios e inúmeras atrações, sendo, a cachoeira Casca D’Anta com seus mais de 180 metros, um de seus atrativos mais visitados. A nascente do rio São Francisco, a poucos quilômetros dali, é outro ponto muito visitado além do Curral de Pedra, Garagem de Pedras e outros mais, todos com muita história da região que, só com acompanhamento de um guia para informar a respeito da história local, se tem uma idéia da importância da região. Nos acessos ao parque existem portarias que fazem o controle dos visitantes e cobram uma taxa de visitação.

O nome

Dependendo de onde é avistada,  a serra se assemelha com um baú e, antigamente, canastra era o nome dado a certo tipo de baú, por isso o nome de Serra da Canastra.

Cercada de cidades

A Serrada da Canastra está cercada por alguns municípios: Delfinópolis, São José do Barreiro, Vargem Bonita, São Roque de Minas e São João Batista. Todos eles tem acesso a Canastra, a diferença é a distância que você terá para explorar a área do parque que mais lhe interessa.

São Roque de Minas

Iniciada sua formação no século XVIII, em 1842 virou distrito de Piumbi e foi emancipada em 1938, quando mudou o nome para Guia Lopes. Rebatizada em 1962, recebeu o nome atual. Com menos de 10.000 habitantes, é uma cidade típica do interior de Minas Gerais, com povo acolhedor e muita simpatico. Bem estruturada no ponto de vista turístico com pousadas urbanas e rurais, camping, restaurantes, postos de combustíveis, entre outros, atende as necessidades para um turismo de aventura e contemplação da natureza. Por estar mais próxima da parte alta do parque que abriga a nascente do Rio São Francisco e inúmeras outras atrações,  é uma boa opção de hospedagem para se iniciar os passeios.

O roteiro

Esse roteiro foi feito pensando em conhecer bastante da Canastra usando uma moto on-off road original, um mototurismo de aventura mesmo! Muitos quilômetros de estrada de terra foram percorridos para se conhecer parte da região. Sempre com uma bagagem muito reduzida e usando roupas de off road por segurança, partimos de São Paulo e percorremos de um lado a outro, aproveitando cada quilometro, cada paisagem dessa região, rodando no total aproximadamente 1300km. A presença do guia é fundamental para aprender sobre a região e para não perder tempo batendo cabeça nas bifurcações, além de trazer segurança no caso de algum imprevisto. Conhecemos a parte alta do parque, Vale da Babilonia, Cachoeira Quilombo, Chapadão da Babilônia, Caminhos do Céu, Barcelos, Vale dos Cândidos, Rolador, Serra Branca, enfim, muita coisa mesmo!! Rodávamos em média 100km por estradas de terra todos os 3 dias que ficamos na serra e ainda não conhecemos tudo!

Dicas:

A entrada no parque é controlada e paga, se programe para visitar a parte alta e parte baixa no mesmo dia, o ingresso é válido para o dia inteiro. Existe a opção de conhecer a outra parte da casca D’Anta através de uma caminhada, mas exige um bom condicionamento físico. Se estiver na baixa, pode-se subir caminhando e o contrário também. Mas leve lanche e algo para beber pois a caminhada é forte! Dentro do parque lamentavelmente não existe estrutura nenhuma de alimentação, apenas banheiros, por isso, se garanta sempre com algo para comer/beber. Para se tomar um banho na cachoeira Casca D’Anta, é necessário caminhar em pedras escorregadias até chegar ao lago formado no final da queda, vá com cuidado! A serra guarda paisagens incríveis fora da área do parque, algumas com acesso só para veículos off road. Existem empresas que fazem esse trabalho na região. Moto de trilha sem placa lacrada não são permitidas dentro do parque. A região fora do parque, infelizmente, não possui placas informativas nas estradas de terra e é fácil se perder, cuidado.

Onde ficar

São Roque de Minas

Pousada Barcelos: Av. Vicente Picardi, 189 – (37)3433-1216

Hotel Canastra: Praça da Matriz, 48 – (37)3433-1187

Quem procurar

Amarildo (Nikimba) – (37)3433-1628 – ele guia roteiros para motos de trilha e turismo de qualquer nível, desde apenas estradas de terras a trilhas muito técnicas. Além de ter uma pousada no meio da Canastra

Onde comer

Restaurante Zagaia: Av. Pres. Tancredo Neves, 22 – (37)3433-1323

Churrascaria e Pizzaria Malibu: Rua Virgílio de Mello Franco, 137 – (37)3433-1999

Wanda: no “pé” da Serra Branca, passagem obrigatória para quem está na região. (35) 3544-9147 // (35) 9997-0057 (wi-fi)

A CRF-L 250

A moto usada foi a Honda CRF-L. Esse roteiro mostra o objetivo real dessa motocicleta. Ela segue a sua vontade e cumpre com seu propósito, não limitando suas aventuras. Versátil e econômica, ela atende bem nas melhores estradas asfaltadas e também, na piores estradas de terra, fazendo valer o verdadeiro espírito aventureiro de encarar qualquer caminho. Seu conjunto de suspensões e freios a disco garantem o conforto e a segurança. Sobre o consumo: na estrada asfaltada a 110km/h fez 25km/l, a 90km/h chegou aos 30km/l na estrada de terra, andando tranquilo fez 30km/l e mais forte fez 25km/l dando uma autonomia de mais de 150km no mínimo.

Agradecimentos

Ao companheiro de viagem Chapolim pela paciência e ao Amarildo (Nikimba) pela receptividade e por nos guiar por essa imensidão com segurança e muita responsabilidade!    

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Trinity Ronzella

14 anos fotografando e escrevendo para a Revista Moto Adventure Editor do Moto.com.br Freelancer na Revista Motociclismo Instrutor de Pilotagem Off Road

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2 Comments

  1. Leo BMT
     – 

    Valeu!!! Tá no arquivo!!! Só falta a honda fazer essa motoca por aqui,porque publico tem,mas o preço assusta. Abraço!!!

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