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Super teste!  Ktm 1290 Super Adventure S

Quando pensamos em longas viagens, cruzar fronteiras internacionais e enfrentar todos tipos de terreno, apesar de muitas motos poderem proporcionar isso, independente do seu tamanho e potência, na maioria das vezes somos levados a pensar nas chamadas Big Trails, e no Brasil não podemos dizer que faltam opções.

Bom, a KTM, marca Austríaca que pelas mãos de Hans Trunkenpolz iniciou em 1934 como uma oficina de consertos  para, 3 anos depois, já se tornar uma revenda de motocicletas da marca DKW , não chegou até hoje a toa….sua expansão continuou.

Em 1954, inicia-se a produção em série com apenas os motores vindo da Rotax, os outros componentes já eram todos KTM, que contava com 20 funcionários e produzia 3 motos/dia.

Um ano depois, em 1955, Ernst Kronreif, entra na compania Kraftfahrzeug Trunkenpolz Mattighofen e a renomeia para Kronreif & Trunkenpolz Mattighofen, a KTM!

Pulando grande parte da história chegamos nos dias de hoje, em 2018, com o nome KTM sendo referência no motociclismo Off Road de baixa e alta cilindrada.

Em 2004 foram lançadas as 950, e 13 anos depois, a 1290 Super Adventure, motivo de nosso teste!

A minha curiosidade maior era se a KTM teria perdido o DNA “selvagem”, ao entrar no mundo das motos mais confortáveis, cheias de eletrônica e facilidades…

 

O teste

Fui retirar a moto em Vinhedo, no quartel general da marca, onde fui muito bem recebido com uma aula sobre a moto!

De cara a moto já chama atenção pela frente “diferente” do que estamos acostumados a ver normalmente pelas ruas, mas não é nem o começo!

A cor laranja, tradicional da marca, está muito bem distribuída e dosada, sem exageros.

Ela parada, no cavalete central, já nos mostra alguns detalhes como:

  • defletores de ar ( jogando o ar quente longe das pernas)
  • novo ajuste de para-brisas (manual)
  • Painel TFT de 6,5 polegadas ( thin-film transistor é uma variação da tela de LCD que melhora a qualidade da imagem)
  • KTM Race On (chave presencial para ligar a moto e abrir o tanque de combustível)
  • Os punhos e controles são bem intuitivos, sem maiores segredos para acessar uma infinidade de informações
  • Setas e faróis em LED
  • Piloto automático
  • Uma tomada 12v abaixo do painel
  • Um recipiente com entrada USB, a prova d’água para celular
  • Protetores de mão
  • Suspensões WP Semi-Ativas com SCU (Unidade de controle da suspensão) independentes
  • Painel TFT com cores diurnas e noturnas (muda automaticamente através de sensor de luminosidade)

O que não estamos vendo, mas está lá…

  • Função HHC (controle de partida em subida) ajuda as saídas em terrenos inclinados, não precisando ficar segurando no freio.
  • Suporte de malas laterais com “folga” para compensar o arrasto que as malas causam na moto. Quando o vento encontra resistência das malas laterais, ele causa um movimento na moto, com essa folga, a mala se movimenta antes de movimentar a moto.
  • A parte eletrônica da moto não está centralizada em uma única peça e sim, em partes. Esse detalhe leva, em caso de problemas, a reparar apenas a peça da área afetada e não o conjunto todo.

Acessórios

Essa moto, como será percebido nas fotos, conta com alguns acessórios KTM, são eles:

  • Manetes articulados
  • tampas do fluído de freio na cor laranja
  • Ponteira do escapamento AKRAPOVIC
  • Coroa da transmissão com detalhes laranja
  • Mais alguns detalhes na cor laranja.
  • Protetores em fibra de carbono

Ainda não ligamos a moto!

Tendo tudo isso explicado, era hora de ligar a moto, deixar ela funcionando um pouco, para ver o painel, suas funções e finalmente, experimentar!

O Painel

É um capítulo a parte….Além da velocidade, marcha, giros do motor, modo de pilotagem, hora, temperatura ambiente e do motor, velocidade média, trip, carga da moto e modos de pilotagem, ele está repleto de informações que podem ser acessadas através do punho esquerdo ( a tela não é touch), ainda tem os modos de pilotagem (Sport, Street, Rain e Off Road) , os ajustes de  carga da moto (piloto, piloto + bagagem, piloto + garupa, piloto + garupa + bagagem) e ainda, o ajuste de amortecedores ( Sport, Street, Comfort e Off Road).

Ainda tem o KTM MY RIDE que, via Bluethoot, consegue parear telefone e headset.

O manual da moto será de grande ajuda!

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Em movimento

Ao tirar a moto do descanso lateral já começamos a duvidar que estamos em uma moto de 1300cc, devido a facilidade com que isso é feito.

Essa “leveza” é confirmada ao enfrentarmos o trecho urbano da cidade. Fácil de manobrar e com um comportamento dócil, chega-se a duvidar que estamos em uma moto desse porte e potência!

Quando entramos na rodovia, começa um outro capítulo. A posição do para-brisa pode ser ajustado com a mão (com luva é mais fácil), deixando na altura que for mais conveniente.

As retomadas de velocidade surpreendem devido a potência  e parecem não ter fim, lembra muito uma moto esportiva em motor, mas com agilidade e  a grande vantagem do conforto, podendo ainda  enfrentar todo tipo de terreno.

Com essa potência toda, na hora de parar, o freio Brembo comABS está presente. São dois discos de 320mm na dianteira, de 4 pistões e na traseira, um disco de 267mm com dois pistões. Esse conjunto foi bem exigido no On e também no Off Road, tornando todos esse kms bem mais seguros.

Em trechos mais sinuosos, a moto não se intimida e a eletrônica ajuda bastante os mais distraídos, combinando o ABS com o controle de tração, “permitindo” que, ao errar a velocidade de entrada na curva, possa usar o freio durante o trajeto. O MSC (Motorcycle Stability Control) faz a distribuição ideal de frenagem/tração, evitando que o piloto perca o controle da motocicleta.

No Off Road

Essa é uma Super Adventure S, ou seja, ela enfrenta um roteiro Off Road tranquilamente, mas deixamos a parte pesada do off road para fazer com a  “R”.

Nos quase 400km de estradas de terra que pegamos encontramos de tudo! Estradas de chão batido, trechos de areia leve, trecho com muito cascalho, partes com areia bem fofa e fina, subidas/descidas com pedras, enfim, não teve moleza hora nenhuma, justamente para termos uma opnião a respeito. A moto realmente é guerreira como diz a sua história! Não é a toa que, ao ligar o painel, o “Ready to Race” aparece toda vez para lembrar que ela vai onde você quiser.

Essa moto estava equipada com o Quick Shifter, permitindo as trocas de marchas sem uso da embreagem, um detalhe que faz muita diferença em uso nas estradas de terra principalmente, onde vc não precisa soltar os dedos para acionar a embreagem e pode continuar segurando firme o guidão.

Um detalhe importante: Dos 160hp dessa máquina, quando se seleciona as configurações de Off Road, ela “só” passa a liberar 100 hp para nossa diversão e para  nossa segurança, o freio ABS da roda dianteira continua em atividade, só desligando o da roda traseira.

Pilotando a noite

O conjunto ótico dessa moto é muito eficiente, e torna a pilotagem a noite muito mais segura! Outro ponto positivo são os comandos iluminados nos punhos, facilitando a identificação das funções.

Os faróis de luzes direcionais (abaixo do farol, existem 3 luzes auxiliares de cada lado) acendem automaticamente de acordo com a inclinação da moto em curvas, 12, 20 e 28 graus de inclinação, iluminando partes que o farol normal não alcançaria, dando mais segurança ao piloto.

 

O banco e a posição de pilotagem são bem confortáveis, permitindo longos deslocamentos sem problemas, como comprova os números desse teste:

Foram 1.420km no total, sendo 400 km de estradas não pavimentadas, quase 23 horas em cima da moto que se resumiram em pilotar, fotografar e dormir, nessa ordem!

O consumo foi bem interessante, ficando entre 15 e 18km/litro, usando em todos os tipos de terreno.

Ao sair com essa moto se prepare para  prolongar sua viagem pois, não dá  vontade de parar!! Além disso, você passará a ser o centro das atenções por onde passar, fiquei impressionado com a quantidade de elogios que recebi de todo perfil de pessoas!Durante os deslocamentos nas rodovias, os carros seguiam mais devagar ou aceleravam para poder olhar mais um pouco.

Parabéns a KTM, a moto é um show de segurança, performance e tecnologia, um conjunto difícil de ser batido!

Nosso muito obrigado a KTM do Brasil por emprestar essa máquina, confesso que estava muito curioso para conhecê-la de verdade! 

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Trinity Ronzella

14 anos fotografando e escrevendo para a Revista Moto Adventure Editor do Moto.com.br Freelancer na Revista Motociclismo Instrutor de Pilotagem Off Road

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3 Comments

  1. leandro oazem pereira
     – 

    linda

  2. Luiz Gustavo
     – 

    Melhor moto que já andei na vida até agora

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