0

1˚ GS GIRLS TROPHY

GS TROPHY GIRLS 2014 

Elas querem ir pra terra!

 O que é?

O BMW GS GIRLS teve início em 2014 pela aventureira e motociclista internacionalmente conhecida Jolandie (Jo) Rust com o objetivo de criar um grupo não limitado a apenas mulheres, para compartilhar informações, experiências e opniões relacionadas a condução de motocicletas e que sirvam também para encorajar as muheres a entrar no mundo do motociclismo.

Já são 12 administradoras em 10 países ajudando como podem a espalhar a idéia do projeto e, a data de 21 de Março de 2015 ficou marcada para acontecer uma ação em cada país participante.

Outro objetivo é de ver mais mulheres participando das seletivas e finas do GS TROPHY, ou até, com o ganho de novas motociclistas, uma categoria só delas.

 

No Brasil

 

A Rosa Freitag assumiu a responsabilidade de fazer o evento no Brasil e, juntamente com dois representantes do Brasil no GS TROPHY das edições de 2012 (Aloísio Frasão – Patagônia – Argentina e Chile) e 2014 (Trinity Ronzella – Montanhas Rochosas – Canadá), montaram o que acharam ser ideal para marcar essa data.

A idéia foi a de montar um “Mini” Trophy voltado para as mulheres se divertirem e superarem adversidades.

Elas iriam sentir realmente como é participar de uma competição do gênero. Guardadas as devidas proporções, e em um nível físico compatível com o “sexo frágil” foram selecionados 16 exercícios para serem executados pelas 7 participantes.

 

O GS GIRLS TROPHY

Durante todo o dia, as  “meninas” tinham que estar com água e algo para comer, da mesma maneira com é na final do TROPHY, e devidamente equipadas.

Sobre a mira dos olhos de muito marmanjo que foi acompanhar o evento, a pressão parece não ter afetado o desempenho das “meninas”. Elas deram exemplo de superação e deixaram muita gente admirada!

O incío foi a 25km do local das atividades, onde receberam uma planilha para fazer uma navegação até o local dos exercícios. Ao chegar, foi dado uma explicação de como seria  o dia delas e os motores funcionaram para valer! Um detalhe é que ninguém era obrigada a fazer nenhum exercício, tinha que ser espontâneo.

Os exercícios exigiram técnica, agilidade, força, trabalho em equipe e muito bom humor! Passaram por uma pista cheia de lama, atravessaram água, areia e pedras, fizeram força com pneu, empurraram as motos morro acima e muito mais! Tudo isso cercada de apoio e incentivo dos marmanjos que, gentilmente, foram voluntários para apenas torcer e ajudar!

Ao final do dia, com as roupas mais sujas e algumas partes do corpo também, todas estavam radiantes e felizes com o desempenho obtido em um dia tão exigente.

Ao final, após a somatória dos pontos de todas as atividades foi informado as três primeiras colocadas:

1- Karla de Freitas – Campinas – SP

2- Kamilla Sermoud – Nova Friburgo – RJ

3- Luciana Dutra Draeta – São Carlos – SP

 

Parabéns!!

A todas as participantes: Rosa, Karla, Kamilla, Luciana, Silvia, Virgine e Marlene que enfrentaram os desafios propostos com tranquilidade e a todos os “meninos” que se deslocaram para assisitir e ajudar! Fizeram força, passaram vontade de andar na pista, tomaram chuva e sempre incentivando e ajudando. Esse é o espírito do motociclista!

 

 

Alguns depoimentos das participantes:

 

Karla de Freitas

Bem, quando fui convidada para participar, nem tinha ideia do que se tratava, mas por ser uma atividade que envolvia terra e moto, topei na hora, e o que dizer da experiência… foi maravilhosa… me senti em casa …conheci algumas meninas que só conhecia pelo face…e reforcei a amizade com aquelas que já conhecia…. o nível dos exercicios não foi hard mas também não foi light; exigiu um pouco de técnica e muita coragem. No final, todas cansadas e todos muito felizes e realizados… saber que você tem apoio dos meninos para os sufocos torna tudo muito mais seguro e prazeroso! A organização foi impecável, tudo muito bem  pensado e minuciosamente elaborado, visando alegria, diversão e muita segurança. E ganhar o primeiro lugar foi mais que gratificante, foi uma experiência única…sem palavras… faria tudo novamente …sim, e com mais empenho e mais dedicação, e com toda a alegria com que fiz o primeiro – esse dia só me deixou alegrias e saudades…. OBRIGADA A TODOS ….A TODOS MESMO, SEM EXCEÇÃO,  E PRINCIPALMENTE AOS ORGANIZADORES E PATROCINADORES”.

 

Luciana Dutra Draeta

“Quando recebi o convite, fiquei super ansiosa e cheia de pensamentos. O que será que vem por ai?

Aceitei o convite e fiz a minha inscrição. Na noite anterior, não dormi direito por causa da ansiedade (coisa de principiante), pois a minha única experiência no off-road foi uma volta de um dia pela Serra da Canastra, no conhecido caminho até a Wanda.

Bom, o dia chegou e as surpresas se iniciaram no posto, quando os organizadores vieram com a conversa “para chegarem até o local da competição existe essa planilha… vocês conhecem planilha??…” (ãn?, quê?,…pensei).

O dia começava assim, e realmente foi uma surpresa boa para mim. Nunca havia visto aquilo na minha vida, mas consegui pilotar, prestar atenção na estrada e entender aqueles símbolos. Maravilha, adorei esse negócio!! 

Daí cheguei a tal descida de terra (já haviam avisado que estava um sabão só), só que era LAMA, a pessoa disse vai “caranguejando” (e mais uma vez ãn?, quê?…), mas bora lá…a esperança era: deve ser tranquilo. Pronto, coloquei a primeira marcha e TOMBO. Conheci o chão pela primeira vez na minha vida de motociclista. O pé preso embaixo da moto e lama até a cabeça. Levantei com muitas ajudas e me tremendo toda, subi na moto novamente com a escolta dos grandes homens guardiões das garotas e com isso consegui chegar no final.

O frio na barriga continuava, a preocupação aumentava e, além disso, para o inicio dos exercícios tinha que descer mais um barranco, e mais uma vez com medo de cair e me machucar, mas a vontade de estar lá embaixo com as minhas novas companheiras era enorme… Desci com freio e o Frazão segurando minha moto. Pronto estou lá embaixo para o inicio das provas.

O dia foi maravilhoso, inesquecível, desafiador, alegre, de superação, companheirismo, dicas, aprendizados e entusiasmo.

Levei mais um tombo, esse na água e posso dizer que é bem melhor e refrescante.

A corrida da tartaruga foi uma surpresa boa, nesta hora senti a alegria de testar o meu equilíbrio e a pensar que estava começando a acreditar em mim. Amei!

Cada prova é uma surpresa e um prazer indescritível. A vontade de fazer parte do grupo e aprender é maior que o medo.

Só sei que eu quero mais.

Obrigada por proporcionar um dia de sonhos e realizações.

O Frazão e o Trinity são meus heróis e meus novos ídolos “nesse negócio” do Trophy.

Agradeço todos os homens presentes por confiar e torcer por todas nós mulheres pilotas.

Agradecimento especial ao meu Marido Paulo Santos por me acompanhar e me incentivar em cada momento dos meus desafios. Amor ADV”

 

Rosa Freitag

“ Há 3 anos entrei de cabeça no mundo “adventure rider”: comprei minha primeira big trail, uma F650 GS bicilíndrica, e fui para a Serra da Canastra, em um passeio “GS Days” da concessionária Power. Eu nunca tinha andado no offroad e foi uma oportunidade fantástica de receber treinamento e por tudo em prática ao mesmo tempo! Me saí bem, adorei a aventura, e a partir daí nunca parei a busca por aprimorar a técnica, adaptar a moto para o meu físico e para melhor performance offroad, conhecer gente nova com a mesma paixão, fazer mais cursos, percorrer novas estradas… é um mundo tão vasto e fascinante, e aí comecei a me interessar em competições, desafios… GS Trophy, por que não?! Tive a sorte de conhecer o Trinity e o Frazão no momento certo: estavam começando a montar um local para experiências dos desafios do GS Trophy, e eu sonhando em fazer um evento para mulheres vivenciarem isso. Ver isso se concretizar foi sensacional, é muito bom perceber que não sou a única “louca que faz essas coisas”. Podemos ser poucas, por enquanto, mas essa amostra de entusiasmo e paixão deu a entender que as GS Girls vão se multiplicar rápido e mudar vários paradigmas. Preparem-se, viemos para causar!!

 

Onde foi?

O local escolhido foi em Mogi Guaçu – SP, a 170km de São Paulo, no PEGUESTRADA OFF ROAD EXPERIENCE, um local feito especificamente para as motos Big Trails que teve nesse evento, a sua inauguração e aprovação de todos.

O evento contou com o apoio de: Peguestrada Off Road Experience, IMS Race Wear e Touratech Brasil.

Agradeço a BMW MOTORRAD BRASIL pelo empréstimo de uma F800 GS para poder conduzir as atividades no local.

 

↑ Back to top

Trinity Ronzella

14 anos fotografando e escrevendo para a Revista Moto Adventure Editor do Moto.com.br Freelancer na Revista Motociclismo Instrutor de Pilotagem Off Road

View all post →

Comments

Be the first to post a comment.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*