4

TRILHA DE MOTO ANDRADAS – MG

 

Para quem gosta de exercitar a técnica

 

 

História

 

A iniciativa de dois fazendeiros de Baependi, Felipe Mendes e Antonio Rabelo de Carvalho, em atravessar o rio das Antas, cruzar a Cachoeira Grande do córrego Tamanduá e fincarem bandeira as margens do córrego do Cipó, um de cada lado, seguida da vinda de seu rebanho, deu início a suas fazendas.

Baseado nas características do local, o primeiro nome do povoado foi  Samambaia, nome advindo da planta que se espalhava pela paisagem juntamente com perobas, cedros, araucárias, dentre outras.

Consta na história que, depois de estabelecidos, Felipe Mendes voltou a Baependi para buscar a família e escravos, mas, um deles, por não querer deixar a família, teria assassinado o fazendeiro. Isso foi o bastante para sua família conhecer a miséria e a fome, fato esse que, causou a doação de metade das terras para o Alferes Andre de Pontes Pereira, garantindo assim a continuidade da colonização e originando uma das principais famílias da história local.

Com uma história bem interessante, as fazendas foram aumentando, veia a igreja, doações de terras, e, em 1860, Samambaia transformou-se em Distrito de Paz, passando a se chamar São Sebastião de Jaguary que,  em 1866 transformou-se em Freguesia!

Data de 8 de Janeiro de 1857 a morte de Cachico ( Francisco Batista Ribeiro) a última execução a forca em Minas Gerais

A morte de Cachico e chegada do café foram os motivos pela mudança da família Pontes.

As famílias Pontes, Batista, Beraldo, Ribeiro e Mendes eram entrelaçadas familiarmente e os primeiros a se estabelecerem na comunidade.

O café começou a exigir a contratação de mão-de-obra e a política de atrair imigrantes teve início.

Em 1888 o nome mudou para Vila do Caracol e, em 1928, Andradas, em homenagem ao Governador de Minas Gerais, Antonio Carlos Ribeiro de Andrada.

 

Andradas hoje

 

Com uma grande diversidade econômica (Pecuária, café, vinicultura, banana, rosas, indústria cerâmicas, esportes de aventura, confecções, fábricas de doce, biscoito e bolacha) Andradas se tornou internacionalmente conhecida pelo Pico do Gavião, local classificado no ranking mundial como um dos melhores locais para a prática do Vôo Livre.

Além de ser um point de outros esportes como Mountaim bike, escalada, passeios de 4×4, trekking, existem ótimos lugares para saborear a típica comida mineira, visita a vinícolas, povo acolhedor, e inúmeras lojas de doces e queijos, completando assim,  a lista de atrativos da cidade.

 

 

Trilhas de moto

 

A cidade tem várias opções de trilhas mas, a imensa maioria muito técnicas devido ao relevo. Consideradas por muitos como “alteromotismo” pelo fato das trilhas serem “travadas” e íngremes, quem se propões a enfrentá-las até o final, facilmente chega a conclusão que o problema não é a trilha, e sim o piloto! Os praticantes locais passam as dificuldades com maestria, uns sentam e esperam com paciência, outros, com fôlego incansável, ajudam os “forasteiros” nos momentos mais difíceis e ainda tem um ou dois que ficam apressando a turma! Tudo lógicamente levado com muito bom humor!

Nessa matéria percorremos a “Trilha Nova”, que não é tão nova, mas sim, a última que foi aberta.

 

A Trilha Nova

 

O ponto de encontro nos sábados a tarde e domingo de manhã é no posto do Queca, logo na chegada da cidade. Ali todos se reúnem, e decidem quem vai para qual trilha e partem! Seguimos para  a Trilha Nova, mais “light”!

Depois de alguns quilômetros de asfalto, segue-se por estradas de terra que vão se estreitando até passar por uma porteira, pronto! Agora é só subir!

A estrada vira trilha, a trilha entra na mata e aí a coisa fica divertida e cansativa!

Mas não pensem que é algo impossível, um dos integrantes, o “Chefe”, já passa dos 60 anos e sobe tudo!!

A trilha toda é feita na sombra e subindo! Em meio a barrancos, pedras, cavas, espinhos e curvas o suor vai escorrendo e os braços cansando. A proporção distância e altitude é quase a mesma!! Se anda 2 metros, sobe 2 metros!!

Depois de passar pelo trecho mais pesado e chegar ao topo, a recompensa! Em uma laje de pedra, uma vista incrível da região com a cidade ao longe, nos pés da Serra do Caracol. Ao se olhar para baixo não dá para encontrar o caminho que nos levou até o topo, só avistamos a mata ainda preservada!

Esse é o local de bate-papo e ouvir alguns detalhes da região como a experiências das pessoas de fora que vão andar junto com eles.  A grande maioria volta para cidade bravo, desistem no meio do caminho, chamam eles de loucos e falam que não voltam nunca mais!! Enfim, acham que a trilha não é humana! Mas, todos ali sobem  andando e se divertindo!

Durante a volta existem algumas paradas obrigatórias que, em menos de 5 minutos já tem carne assando e os amigos vão chegando, mesmo faltando 20km de estrada de terra para chegar a cidade. Se deixar o papo segue noite adentro!

Sobre a moto

Usei nessa matéria a incrível SHERCO X- RIDE 290cc, uma motoo com DNA do Trial mas com uma roupa de trilha. Um motor dois tempos, 7 litros de capacidade do tanque, um conjunto de suspensões perfeitos, relação bem curta e pesando 87 kilos, fazem dessa moto perfeita para esse tipo de trilha!

Carburador e partida no pedal completam o kit de menos problemas e fácil manutenção.

Pilotar essa moto é muito prazeiroso e divertido, proporcionando ótimo divertimento e treinar pesado em pouco espaço.  Uma ótima opção para quem quer melhorar sua performance na condução das Big Trails!

 

Onde comer:

Restaurante do Geraldo – Rua Policarpo Ribeiro, 244 – Jardim America – (35) 3731-4182

Restaurante Aldeia Fazenda Velha – Sítio Sta. Luzia -(35)9979-9044

 

Onde Dormir:

Andradas Palace Hotel – Rua Augusto Marcondes, 101 – (35) 3731-6000

 

Como chegar:

Saindo de São Paulo, siga pela Rod. Anhanguera e, passando o segundo pedágio, pegue a saída 86 e siga para Mogi Mirim. Passando Mogi Mirim, virá Mogi Guaçu, Espirito Santo do Pinhal e Andradas, já em Minas Gerais. (215km)

 

Agradecimentos

 

A OFF RUSH pelo empréstimo da SHERCO X-RIDE 290 e aos novos amigos e trilheiros de Andradas Claudio, Bruno (Bob), Daniel Teixeira, Lucas, Luizmar Pimenta (Chefe) e Daniel, pela compania, força e paciência!

 

Quer fazer trilha na região sem ficar bravo com os caras?

Entre em contato com Lucas: (35) 9138-8228 ou (35) 3731-5979

 

↑ Back to top

Trinity Ronzella

14 anos fotografando e escrevendo para a Revista Moto Adventure Editor do Moto.com.br Freelancer na Revista Motociclismo Instrutor de Pilotagem Off Road

View all post →

4 Comments

  1. Não tem fotos ou videos? Fiquei só na vontade agora 😉

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*