0

Um passeio diferente e recheado de atrações

 

Esse é uma sugestão de roteiro bem diversificada, ou seja, tem atrações variadas que podem agradar a todos. Com estradas de asfalto simples e duplas, a parte gastronômica e cultural de Curitiba, história em Morretes, natureza exuberante na Graciosa, enfim, não tem como ser um passeio comum!

 

 Roteiro

Para seguir direto, o melhor é ir pela BR-116. A distancia até Curitiba é de 400km aproximadamente a partir de São Paulo.

A Serra da Graciosa pode ser conhecida de várias maneiras e uma das alternativas é  ir de trem e voltar de moto, para não perder nada!

Isso é possível porque a companhia Serra Verde Express, disponibiliza um vagão para acomodar até 4 motos.

Esse roteiro pode ser feito no final de semana, desde que tenha tudo devidamente agendado e disposição para rodar bastante.

 

Curitiba

Curitiba tem várias opções de entretenimento para aproveitar a noite, mas o objetivo é, no dia seguinte, fazer um passeio de trem pela Serra da Graciosa e levar a moto junto!

A localização da Estação Ferroviária é de fácil acesso para quem está na estrada e conta com algumas opções de hospedagem bem próximas para facilitar o dia de embarque das motos.

A cidade oferece excelente gastronomia e tem variada opção de passeio e pontos turísticos para visitação.

 

O embarque

Para realizar o embarque das motos, é obrigatório levar 4 fitas para fixação das motos (esticadores) dentro do vagão e estar na porta do receptivo da Serra Verde Express, dentro da estação, as 6:00hs da manhã. Pode-se acompanhar o embarque e fixação das motos no trem, que é feito pelos funcionários da compania e, dependendo de onde for seu hotel, pode voltar para tomar o café da manhã  para embarcar somente as 8 horas.

 

Sobre a descida de trem

São praticamente três horas e meia de passeio até a cidade de Morretes com a presença de um guia dentro do vagão passando as informações sobre o roteiro, pontos para tirar fotografias e curiosidades. Um passeio muito agradável com grande conteúdo histórico, as informações são passadas gradativamente, acompanhando o ponto da ferrovia em que se encontra. As câmeras fotográficas devem sempre estar em mãos para registrar as construções antigas, riachos, cachoeiras e paisagens. Serão 3:30hs de um passeio tranquilo e único até a chegada a Morretes.

 

A  história da serra

As primeiras notícias da serra vem de 1721, quando a trilha que originou o trajeto atual foi criada. As obras de construção da estrada foram concluídas em 1873. Até 1954, a estrada da Graciosa era a única estrada pavimentada do estado, usada pelos turistas a caminho do litoral e também para o escolamento da produção agrícola ( café, erva-mate e madeira) do Paraná para os portos de Paranaguá e Antonina.

Considerada como uma das mais belas serras do país, corta o trecho com maior preservação de Mata Atlântica do país e foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Com belíssimas paisagens e seu entorno rodeado por mata fechada e belos riachos de águas cristalinas e frias, percorrer seus 28km é uma experiência incrível!

Durante seu percurso, repleto de curvas, estrada estreita e piso de paralelepípedo, encontram-se seis recantos com mirantes, quiosques e mirantes, ótimos para uma pausa, comer alguma coisa nos quiosques e relaxar por alguns momentos.

 

Morretes

Famosa por seus restaurantes, a pequena e acolhedora cidade tem uma arquitetura bem preservada que vale o passeio. Além disso,  tem os engenhos e a cachaça, o Barreado (prato típico da região), as igrejas e  outros atrativos que demandam mais tempo.

 

 

Dicas

-Na ida, antes de chegar a Curitiba, uma opção é já conhecer a Serra da Graciosa. É só seguir as placas. Desça e suba a serra desde que tenha tempo, isso vai agilizar o dia seguinte para voltar, onde o movimento será maior e os locais de parada estarão mais movimentados.

-No embarque das motos, tente deixar o máximo de bagagem fixa na moto para não ter que carregar, e os capacetes podem ficar junto no vagão, assim viaja só com o essencial e tudo fica seguro. E não esqueçam de levar 4 esticadores para cada moto, sem isso não embarca. O tanque de combustível é pedido que esteja mais vazio do que cheio, depois abastece em Morretes.

-É servido um lanche durante o percurso, semelhante ao que é servido em viagens de avião, só o essencial mesmo, mas é o suficiente, mas tem opções de comprar algo mais a bordo.

-Quando for passar pela Serra da Graciosa com a moto, uma opção de parada  é o Recanto Bela Vista, com algumas opções de alimentação e um ótimo atendimento, tem um ambiente muito agradável para apreciar a bela vista de Paranaguá, mas nos finais de semana o movimento é intenso

-Para comprar as passagens e reservar a vaga das motos no trem:

http://www.serraverdeexpress.com.br/site/index.aspx

-No mesmo site da Serra Verde, existe a opção de um passeio Curitiba By Night, uma ótima opção para conhecer um pouco da cidade e sua gastronomia, dando uma folga para a moto.

-A dica de hospedagem é devido a facilidade para chegar e também por você conseguir fazer o embarque da moto e voltar para tomar o café no hotel, que está a menos de 10 minutos de caminhada da estação.

-De moto, suba a serra com cuidado, devido ao movimento e ao piso de paralelepípedos que, combinado com neblina e garoa, pode-se tornar um sabão! Ponto para os freios ABS e o controle de tração que passam maior segurança nessa situação.

-Experimente o Barreado, prato típico e muito famoso na região.

-Se resolver pernoitar por lá, dê uma esticada até Antonina, cidade próxima com grande apelo turístico

 

Agradecimentos:

A Serra Verde Express pelo atendimento, organização e possibilitar que as motos acompanhem a viagem.

Os responsáveis pela fixação das motos no trem que, com ótimo humor, fazem tudo da melhor maneira possível para nos deixar tranquilos em relação as motos.

A BMW do Brasil que forneceu a BMW S1000 R para essa viagem.

 

A Moto

Essa Naked é incrível! Além de chamar a atenção por onde passa, para o condutor é só elogios! Confortável, potência sobrando para ultrapassagens, um motor  que permite “passear” com a moto mesmo dentro da cidade, de fácil condução e um conjunto de ajustes eletrônicos que a deixam preparada para todo tipo de condutor e situações. O único fator que demanda uma “engenharia” por parte do piloto é quanto a bagagem. Por ser uma Naked, o pouco espaço e a falta de pontos para fixação se resolve com os equipamentos certos e um pouco de paciência!

O consumo é bem satisfatório quando usada dentro dos limites permitidos por lei, 17km/l na estrada e 14km/l na cidade.

 

Onde ficar:

Curitiba-PR

Novo Vernon Hotel

Av. Pres. Affonso Camargo, 455 – Centro

(41)3362-1222

http://www.novovernonhotel.com.br

 

Morretes – PR

Porto Real Palace – Rua Visconde do Rio Branco, 85 – (41) 3462-1344

 

Onde comer:

Curitiba – Madalosso – Av. Manoel Ribas, 5875 – Santa Felicidade – (47) 3372-2121

Morretes – Rest. Panorâmico Ponte Velha – R. Alm. Frederico de Oliveira, 13,

(41) 3462-1674

 

↑ Back to top

Trinity Ronzella

14 anos fotografando e escrevendo para a Revista Moto Adventure Editor do Moto.com.br Freelancer na Revista Motociclismo Instrutor de Pilotagem Off Road

View all post →

Comments

Be the first to post a comment.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*