0

BONITO – MS – CAIAQUE NO RIO FORMOSO

Morei muito tempo em Bonito-MS  e sou feliz em  ter aproveitado e explorado muito a região de várias maneiras.
Uma das coisas que gostava muito de fazer por lá era remar. A transparência dá água, a fauna e flora abundantes e a quantidade de cachoeiras e corredeiras, é simplesmente impressionante!
Vale dizer que isso não faz parte dos atrativos turísticos da região, isso eu  fazia para “passar o tempo” com  alguns amigos.
O Rio Formoso  nasce e morre dentro do município de Bonito. Já tive a oportunidade de mergulhar algumas vezes em sua nascente, uma caverna sub que se comunica com outra a poucos metros de distância na superfície. Podendo entrar por uma e sair por outra, a mais de 40mts de profundidade. Simplesmente fantástico! E também chegar ao seu final, quando entrega suas águas cristalinas para o Rio Miranda.
Entre seu início e seu final, tem muita coisa para se ver, pois são aproximadamente 120km! Parte dele é explorado turisticamente com passeios de flutuação, balneários, passeios de bote, mergulho, enfim, tem muita opção, cachoeiras eu perdi a conta!
É muito legal estar remando e ver Dourados, Piraputangas, Curimbatás,Piaus, Capivaras, Sucuris, Araras, e muitas coisas mais que dependem desse rio. Logicamente que tem as coisas ruins também, ainda se vê lixo, gente pescando onde não pode, construções irregulares, pontes em péssimo estado, o capim navalha que muitas vezes fecha o caminho,  enfim, nem só de glórias se vive. Existe sempre os dois lados!
Já desci esse rio com vários amigos, dentre eles, o Jerry que foi passar uns dias em casa, o Alex, o Beto       (campeão de canoagem do estado), o André (que só conheceu parte desse rio porque resolveu ficar mais um dia em Bonito), o Maiko, o Márcio, o Juca…etc…

A região de Bonito é uma região calcária, graças a isso as águas são tão limpas e cristalinas! Devido a isso também, é que as cachoeiras estão sempre “crescendo”. O calcário vai se sobrepondo em tudo que está dentro do rio, então para exemplificar simples e rapidamente, se um galho enrrosca na cabeceira de uma cachoeira, o calcário vai envolvendo esse galho que se funde a cachoeira e começa a “segurar” outros galhos, folhas, latinhas, e tudo o mais que cair lá dentro. E isso vai aumentando o tamanho da cachoeira. Por  isso que não se pode subir nas cachoeiras de Bonito, pois, com o pisoteio elas vão esfarelando e diminuindo de tamanho, até desaparecerem por completo, como aconteceu na época em que não havia controle no Balneário Municipal.

Para quem vai a Bonito, pode conhecer partes desse rio fazendo flutuação e passeio de bote.

Separei algumas imagens para tentar mostrar um pouco dessa beleza!

Não vejo a hora de fazer isso de novo!!
↑ Back to top

Comments

Be the first to post a comment.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*